domingo, 30 de junho de 2013

Trade com Fundamento e 10 Mais Fortes - Resultado Junho 2013 e Carteiras Julho 2013

Acompanharemos mensalmente duas estratégias interessantes para acumulação de patrimônio no longo prazo através da Bolsa de Valores.

A primeira é o Trade com Fundamento. Está é uma estratégia operacional na bolsa de valores onde o objetivo é usar os princípios da Análise Fundamentalista para selecionar as ações que serão compradas, filtrando através dos indicadores da escola técnica (ou gráfica) o time operacional, ou seja, o momento correto de iniciar a compra do ativo. Nessa estratégia, são compradas 10 ações para compor a carteira. Levamos em consideração que todas as ações da carteira têm o mesmo peso na composição do resultado da mesma. E ao final de cada mês é feita uma avaliação para definir quais ativos continuarão na carteira e quais serão trocados.

A segunda estratégia é a dos 10 Mais Fortes comparativamente com o IBOVESPA. A composição dos ativos dessa segunda carteiras é feita pelas 10 ações mais fortes do mercado segundo a Planilha de Força Relativa elaborada pelo Stormer da Leandro & Stormer. O estudo leva em consideração os 10 ativos que apresentaram uma valorização relativa maior do que o IBOVESPA durante o ano corrente. Nessa estratégia, não é feito nenhum filtro através da análise técnica. O único filtro é pelo critério liquidez, pois ativos muito pouco líquidos são difíceis de se desfazer a um preço justo.

Cenário Bolsas - Junho 2013

No mês de Junho o IBOVESPA apresentou uma queda bastante expressiva de -11,31%, fechando o 1° semestre do ano com uma desvalorização de -22,14%. Foi o pior semestre desde a segunda metade de 2008, quando teve desvalorização de -42,25%, no auge da crise financeira.

Neste mês o IBOVESPA fechou a 47.457 pontos, apresentando também o pior resultado mensal desde maio de 2012.

O interessante é que toda essa queda foi influenciada pela expectativa de retirada dos estímulos do FED (Banco Central Americano), com isso o FED deve reduzir o ritmo de compra de títulos já no final desse ano, o que levaria o "fim do dinheiro barato" para os mercados emergentes.

Em contrapartida o semestre foi positivo para as bolsas norte-americanas. O índice Dow Jones registrou o melhor primeiro semestre desde 1999.

É uma das poucas vezes que um resultado tão positivo para as bolsas americanas causam um resultado tão negativo para o Brasil.

Isso significa que nesse semestre o "gringo" tirou seus dólares dos países emergentes e colocou nas bolsas norte-americanas.

Para piorar o cenário para o Brasil, a china está desacelerando seu crescimento, demonstrando dados mais fracos da indústria e do varejo, além do Banco Central Chinês afirmar que os recursos baratos ilimitados acabaram.

Sendo a China o principal parceiro comercial do Brasil e estando nosso crescimento econômico da última década influenciado pela grande parceria comercial com a China, principalmente de commodities, sofremos todo esse semestre de forma expressivamente negativa.

Resultado Carteira Trade com Fundamento - Junho 2013




















Portanto, influenciado pelo pessimismo generalizado da bolsa brasileira, tivemos um resultado expressivamente negativo durante esse mês. Porém, ganhamos do IBOV, pois este caiu -3,7% a mais do que nossa carteira.

Carteira Trade com Fundamento - Julho 2013

Segue abaixo a composição da carteira Trade com Fundamento para o mês de Julho 2013.


Resultado Carteira 10 Mais Fortes - Junho 2013


















Também tivemos um resultado negativo durante esse mês. Porém, ganhamos do IBOV, pois este caiu -5,48% a mais do que nossa carteira.

Carteira 10 Mais Fortes - Julho 2013

Segue abaixo a composição da carteira 10 Mais Fortes para o mês de Julho 2013.


















Que venha o mês de Julho. E vamos focados no longo prazo, pois crise é sinônimo de oportunidade.

Quem estiver comprado em bons ativos e tiver paciência, irá usufruir de um excelente resultado quando entrarmos no próximo ciclo de alta da bolsa brasileira.

OBS: Essas estratégias são estudos de acompanhamento do mercado da bolsa brasileira. Não devem ser considerados como sugestões de investimento.

Nenhum comentário: